Infraestrutura

O que é manutenção preditiva? Por que é importante para a Telecom?

Nos dias de hoje, quando se ouve falar em Quarta Revolução Industrial ou indústria 4.0, logo se pensa em uma infraestrutura mais moderna, onde problemas com maquinário ou componentes e equipamentos são previstos e evitados antes que haja grandes danos e onde tudo é resolvido e feito com total facilidade e rapidez.

Nesta nova etapa da evolução, é muito comum ver empresas realizando consertos ou ajustes de maneira remota ou até mesmo durante horários que não prejudiquem a produção. Isso é possível graças a um sistema verdadeiramente inovador e revolucionário.

Conheça o Maistim.com.br e contrate planos agora mesmo!

E é essa a definição de manutenção preditiva. Mas como é que as empresas de telecomunicação podem contribuir para a infraestrutura de qualidade?

É isso que você irá descobrir neste artigo. Iremos explicar de maneira mais aprofundada o que é a manutenção preditiva pode ajudar na telecomunicação.

Então, para ter acesso a todas essas informações, continue a leitura deste post até o final!

Leia também: https://maxinst.com.br/manutencao-cognitiva-ibm-watson/

Infraestrutura

Fonte: https://culturaanalitica.com.br/analise-preditiva-marketing/cultura-analitica-oque-analise-preditiva/

Manutenção preditiva, por que fazê-la?

A manutenção preditiva, como mencionado anteriormente, é uma inspeção realizada periodicamente nas máquinas e equipamentos das empresas e indústrias, para que danos e interrupções no serviço possam ser evitados.

Essas inspeções podem ser realizadas de maneira remota ou ainda por meio de vistorias presenciais.

Isso é fundamental para as empresas, pois garante a continuidade na produção, diminui o desperdício e, por consequência, mantém a qualidade dos produtos e faz com que os clientes continuem sempre satisfeitos.

Essa é uma ação indispensável para a indústria 4.0 que, por meio da análise de dados e internet das coisas, possibilita prever quando os problemas ou falhas irão acontecer, o que tem o poder de diminuir pausas por motivo de defeito.

Uma estimativa realizada afirma que cerca de 70% dos problemas enfrentados podem ser previstos e evitados apenas com uma análise de dados coletados por meio de sensores de monitoramento, os quais possibilitam até mesmo prever quando as falhas irão ocorrer.

E é exatamente neste ponto em que as empresas de telecomunicações entram em ação e passam a ser capazes de demonstrar sua grande importância para a infraestrutura das indústrias.

Fonte: https://www.mrkids.com.br/seja-um-parceiro/

Telecom e a manutenção preditiva

Uma das maiores evoluções trazidas pela indústria 4.0 é a internet das coisas, uma forma de interligar diferentes objetos em rede por meio de conexão de dados e inteligência artificial.

Por meio da internet das coisas, é possível coletar dados de funcionamento das máquinas e demais equipamentos instalados nas empresas, para prevenir possíveis desgastes e danos por uso constante.

Para isso, as empresas responsáveis pela telecomunicação fazem o monitoramento de status e algoritmos estatísticos que enviam informações para agendamento dos chamados de serviços que devem ser feitos nos momentos oportunos.

Todos os dados coletados são encaminhados para as empresas responsáveis pela telecomunicação por meio de big data. Dessa forma, elas ficam encarregadas de fazer toda a implantação do sistema e dos sensores que irão monitorar todo o funcionamento das máquinas, assim como de outros equipamentos fundamentais para o bom andamento da produção e de outros serviços.

A ligação entre as informações é feita por meio da internet das coisas, que capta os dados registrados pelos sensores e os envia para os analistas.

Estes, por sua vez, fazem a leitura das informações e verificam se existe a necessidade de manutenção dos aparelhos, programando agendamento técnico sempre que alguma inconsistência for descoberta.

Com isso, oferecer um bom sistema de coleta de dados é fundamental para que a prevenção seja, de fato, efetiva e traga bons resultados para todos, tanto para as empresas, quanto para os consumidores.

Saiba mais sobre o tema: https://www.google.com/amp/s/www.imachine.com.br/single-post/A-tecnologia-fortalece-o-desenvolvimento-da-manutencao-preditiva

Benefícios para a infraestrutura

A seguir você irá encontrar uma lista com alguns dos principais benefícios que todos os que optam por aderir a esse tipo de sistema conseguirão obter. Confira:

  • permite a emissão de alertas que prometem reduzir em até 70% a taxa de falhas do maquinário e demais equipamentos;
  • os custos de manutenção podem ser reduzidos devido ao sistema de assistência remota;
  • o tempo para identificação e resolução das falhas e problemas é diminuído consideravelmente.

 Leia também: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.prodemge.gov.br/images/com_arismartbook/download/19/revista_17.pdf&ved=2ahUKEwigooOhpKXnAhVLHbkGHRltDRcQFjARegQIBxAB&usg=AOvVaw1CKK9-ehX0IOB42g-PoWCZ&cshid=1580179958840

Neste artigo você pôde conhecer como as empresas de telecomunicação podem contribuir de maneira positiva para uma boa infraestrutura nas empresas, principalmente as que estão aderindo à tecnologia da Quarta Revolução Industrial.

Você pôde conhecer também o que é a manutenção preditiva e como ela ajuda a reduzir os problemas e danos com máquinas e equipamentos, sendo uma opção, econômica, lucrativa e sustentável.

Essa forma de reparo pode ser a mais indicada, pois com ela, a necessidade de substituição dos equipamentos se torna uma ação cada vez menos recorrente. E isso é mais indicado do que outros tipos de manutenção, como, por exemplo, a corretiva.

Deseja expor sua opinião sobre o assunto? Então deixe o seu comentário. Queremos muito ouvir você e ajudar com o que for preciso!

Published by